terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sonho! Leste Europeu 5 - Chegando em Cracóvia - dezembro de 2005

depois da overdose de ontem, apenas um hoje e os últimos 2 para finalizar amanhã...aí vcs terão folga da minha pessoa até no mínimo 06 de janeiro, que paraíso, hein!

Bom, depois da bebida com Kristina e cia., finalmente pego o trem para Cracóvia, morrendo de felicidade por ir sozinha em uma cabine para 6 pessoas, dessa vez, por falta de uma cama, eu tinha 6 à minha disposição.

Tranco a cabine e fico bem tranquila, estava morrendo de medo de dividir a cabine com algum louco, sei lá, uma coisa é viajar duas horas sozinha em um trem, outra coisa é uma noite inteira, 8 horas até Cracóvia.

Me sinto em casa, atualizo o meu diário (estou fazendo um diário de viagem desde fevereiro) e embora não tenha conseguido contactar a menina (dessa vez a amiga de uma conhecida) que me hospedaria em Cracóvia, cultivo uma paz que não é minha.

Talvez esteja finalmente aprendendo a lição que uma tia (Meire) tentou me ensinar quando veio me visitar, talvez esteja sendo influenciada por Morgan e toda a sua fé e teoria de que "o Universo conspira a nosso favor", enfim, não importa a maneira, o benefício é o mesmo e imenso.

Não sei, não se trata de fanatismo religioso, durante algum tempo não cri em nada, Deus era apenas mais uma palavra do vocabulário humano e a religião, mais uma invenção do homem. Nessa época a vida ficou extremamente difícil, foi terrível e doloroso destruir as crenças e referências dentro das quais eu havia sido criada e viver tornou-se quase "invivível".

Aí aprendi que era muito mais fácil crer em algo, uma força superior, Deus, Buda, Alá (não sei como escreve), enfim, chamem do que quiserem, e confiar que este Ser Superior está presente em todos os momentos e detalhes de nossas vidas. Ao menos, crendo nisso, some a sensação de desamparo, desespero, angústia, solidão e agonia de viver nesse mundo cada vez pior.

Enfim, chega de divagações, o fato é que mais uma vez "o universo" conspirou a meu favor e mal desci do trem em Cracóvia, um homem apareceu do nada, me oferecendo hospedagem.

Sozinha, às 5:30 da manhã em uma cidade desconhecida, onde quase ninguém fala inglês, sem um guia, sem um mapa e nevando, não hesito em aceitar a hospedagem oferecida e vou de carona com esse desconhecido até o local designado, vê-se que aprendi bem a lição "nunca fale com estranhos" que meus pais repetiram por toda a minha vida! Meu Deus, como dei trabalho aos meus anjos da guarda nessa viagem!

Wow!!! Que choque, que susto, o prédio em que se localiza o meu quarto é horroroso e está caindo aos pedaços. O homem estranho percebe o meu espanto diante daquela lastimável fachada e tenta me tranquilizar, dizendo que por dentro as condições são outras.

E realmente, o quarto em que fiquei era mais bonito do que meu quarto em Coimbra.

No dia seguinte, me espanto mais ainda, o prédio está em condições inenarráveis e inabitáveis, se fosse em SP certamente teria sido interditado pela vigilância sanitátria, contru e sei lá mais que órgãos.

Corro mais do que nunca ao descer as escadas que dão para a rua, morrendo de medo de que o prédio a qualquer hora desabe na minha cabeça ou que eu encontre cia (leia-se ratinhos) pelo caminho!

E essa é a minha primeira impressão de Cracóvia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário