terça-feira, 27 de outubro de 2009

Roda-Viva, voltando para casa - janeiro de 2006

"Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá"

Falem Pessoas Queridas!

Sei que meu email, o último, tô voltando pra casa, pra formatura, pra A.A.A, entre outros, deveria ter um tom mais alegre, afinal tive um ano perfeito, mas vamos combinar que tá difícil, muito difícil, "copiou farinha?"

É claro que estou feliz por rever os amigos, a família, minha avó linda e até meu cachorro, mas é penoso colocar um ponto final na que foi a melhor fase da minha vida, fase em que chorei muito sozinha, senti a avassaladora e cruel solidão de perto em um quartinho escuro com uma janela pequena, senti de verdade saudades e dor por causa dela, mas também realizei inúmeros sonhos, morei em um país diferente, viajei pacas, como viajei, festejei bastante, fiz novos amigos, me apaixonei e curti ainda mais as artes plásticas, música e literatura, entre outros.

Enfim, não é hora de lamentações, fui a pessoa mais feliz e realizada nesses últimos meses, vim para cá em busca de amadurecimento e acho que consegui alcançá-lo (óbvio que parcialmente, afinal somos eternos aprendizes), sou feliz, muito feliz por isso, aprendi a viver, a ter qualidade de vida (decidamente sampa é desumana, vou fugir daí assim que me formar), finalmente dei um dane-se para o que as pessoas pensam de mim, abandonei a minha ridícula pretensão de tentar ser perfeita e agradar a tudo e a todos e também a minha ânsia em querer abraçar o mundo e fazer 700 faculdades e 500 estágios ao mesmo tempo, revi todos os meus conceitos e hoje vivo pra mim e por mim, não virei egoísta, só deixei de ser aquela criança que chorava no jardim de infância quando errava e tinha que usar a borracha e que sempre tentou agradar toda a família, professores, amigos...O aprendizado foi tanto que a partir deste ano passarei a comemorar dois aniversários por ano, o dia em que eu nasci e o dia em que vim pra Portugal. Ah, o próximo é a semana que vem! Dureza, hein, Cris, teremos que ressucitar a Kimmy!

E é por tudo isso que hoje sou só agradecimentos, agradecimento aos meus pais pela oportunidade, confiança e carinho, ao Wi pelo eterno apoio (vc foi o único que captou que estudar era pretexto, filho da mãe, às vezes acho que vc me conhece mais do que eu mesma), à minha Avó linda por toda a saudades que me fez sentir (certeza que foi por ela que mais chorei) e pelas ligações frequentes, à família que sei que torceu por mim (tia Marly e suas sagradas ligações todos os domingos, Meroca e a sua inesquecível visita e ouvido amigo, Wladao pelos emails, Tia Clau e Tio Wil e Lissandra pela cia. no msn, Tia Maile, Wagnão, enfim, todos os tios e primos lindos (Mi, Ka, Gi, Re, a dupla ovski - Cyrovski e Juliovski, Si, Wal, André...) que privilégio ter nascido na família Carmona!!

Agradecimentos também aos amigos que me incentivaram e que me deixaram morta de saudades, Bi, Cris, Malu, Hilb, Cor, Karin, Pi, Aninha, Karina, Flavia, Ellen, Pá Banana, Tiago, Karime, Ines, Carolzita, Kmis, Klebs, Le, Ro, Fer (o da dança de "Quem vai ficar com Mary", vc também tá na lista, cabeção!), Marvina, Jo, Profs. Rita e Fornaciari, Amandinha, Re e seus "se cuida", Gabi, Ghe, Vivs (quero a festa e a recepção com AQUELES CONVIDADOS, hein), etc.

Agradecimentos aos amigos que viram família quando estamos longe de casa, a cave vai ficar pra sempre no meu coração, Mualide (madrasta, nutricionista, conselheira...), Jenny, Yasmine, Marta Psicopata (te espero no Brasil para abrirmos a nossa discoteca!), Margreet, Kika...Obrigada por tudo, amo vcs! Xac, vc também tá na lista!

Agradecimentos também à turma do 2º semestre, Carol, Patis, Fer, Ana, Lucas, Kelen, Marcelle, Marina e nosso curso em Haia, Fer de Ponta Grossa e Vivi (as melhores cias. para se jantar às sextas!), enfim à toda a patota brazuca que tornou meus dias mais alegres aqui em Coimbra, em especial Morgans, Moni (salve vizinha do narizinho bizarro), Zé Nants, Déia, Camis (te vejo em breve), Martinha, minha irmã portuga e toda a sua família e Su e Pedro (obrigada por terem vindo ao jantar).

Enfim, a lista é enorme e os nomes não citados não foram pela irrelevância, pelo contrário, mas sim pela falta de memória em momentos de lágrimas (como sou chorona, Coimbra está pra lá de alagada) e de espaço!

Aos que ficam, meus votos de felicidade e minha saudades antecipadas e aos que estão no Brasil, só de pensar em reencontrá-los em breve, já fiquei bem mais animada.

O início do email se justifica porque se pudesse, ficaria mais uns meses em Coimbra, todavia ainda não sou dona do meu destino e o estado apertadinho que se encontra meu coração me dá a exata impressão que tive a minha vida atropelada por essa "roda-viva", enfim, como tudo nessa vida tem seu tempo, é chegada hora de ir embora, continuo adepta da frase que diz que "tudo que é bom dura pouco", mas hoje acho que o mais apropriado é aderir à frase que li na embalagem do serenata do amor (sim, Piveta, além de psicologia barata, também sou adepta da filosofia e literatura barata) e que diz que tudo que é bom dura o tempo suficiente para tornar-se inesquecível!

INESQUECÍVEL, essa é a palavra, como fui privilegiada nesses último 11 meses e alguns dias!

É isso, galera, desculpem-me pelo tom emocionado e dramático, além de uma mãe dramática, também fiz uma senhora amiga dramática por aqui (Morgans é com vc mesmo! Segura as pontas!),

beijao e até breve, muito breve, até amanhã!

Pri, imensamente agradecida a todos os que leram os meus emails e responderam-nos ou não!

PS: À A.A.A, ressucitem a Carmona porque depois de um tempo de Jussy quem volta para o Brasil é a Princesa Rosa, sim, patético, mas real!

PS2: Aos que forem me pegar no aeroporto, o meu pedido antecipado de desculpa, é que vou sair da minha despedida direto para o bus que vai pra Lisboa, portanto, vcs correm o risco de me encontrar cheirando cigarro e de ressaca! Desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, mas aos que forem para a casa depois, prometo tomar um banhinho e abraçar um a um decentemente, ok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário