terça-feira, 13 de julho de 2010

Ultima parada: Deserto do Sahara, ops, quer dizer, Zaoura!

Hola, queridos! Estadia espanhola chegando ao fim, fim dos emails, fim de um monte de coisa boa, enfim...
 
Queria escrever sobre Bournemouth e tudo que aconteceu na minha passagem por lá e por Londres, onde tive o privilegio de encontrar duas companheiras de piso da época em que vivi em Coimbra, etc, mas depois de ir ao Marrocos, fica dificil encontrar outra inspiracao que nao seja essa! Cheguei de Londres em Madrid às 23, vim para a casa de uma amiga onde os amigos que ainda restam em Madrid estavam me esperando, tomamos vinho quase toda a noite e às 4:30 da manha estava no aeroporto, prontinha para viajar!
 
Duas horas de voo depois chegamos a Marrakesh, que logo de cara surpreendeu com o aeroporto bonito e os taxistas que comecaram a brigar para ver quem nos ia levar ao hotel, um suposto hotel de 5 estrelas lindo, que na real era um de 3 estrelas, bem perrengue! Enfim, resumindo por que nao tenho tempo (fico apenas até sexta em Madrid) e paciencia pra escrever, a viagem foi fantástica!
 
O pais é pobre, inegavelmente pobre, te pedem dinheiro todo o tempo e tentam arrancar dinheiro dos turistas a cada segundo; as mulheres, escondidas por debaixo das burcas até mesmo na praia parecem, obviamente, ser reprimidas, desde o ponto de vista de quem nao segue o Alcorao, te olham muito, nao sei se te julgando pelas roupas ou falta de roupas, nao sei se te invejando pela liberdade de andar e vestir-se de acordo com a sua vontade; os homens te olham ainda mais, chega a ser incomodo, fui ao mercado uma vez e depois nao fui mais, me senti despida e agredida com o tanto que me olhavam por estar com um shorts e uma regatinha; as paisagens sao indescritiveis, em poucos quilometros vc ve uma tonelada de arvores, uma aridez de dar inveja ao sertao nordestino, um rio, um leito de rio seco, montanhas, vales, etc, decididamente uma passadinha por Marrocos deveria ser destino obrigatorio para todo mundo, sobretudo o deserto e Essaouira, uma cidade litoranea cercada por muralhas e casas brancas com janelas e portas azuis; a comida é incrível e o artesanato de te deixar boquiaberto, mas com apenas 10 quilos permitidos e uma maleta ridicula para passar pela RyanAir nao comprei nem uma agulha!
 
E por falar em deserto, puts, a viagem é cansativa, saímos do hotel às 7 da manha e chegamos no deserto às 20! Fizemos 3 ou 4 paradas para tirar fotos, visitar um castelo e almocar. Nunca fiz tanto xixi na minha vida, pois como nao sabia se a proxima parada seria ou nao o deserto, sempre que paravamos ia ao banheiro, estando ou nao com vontade insistia na idéia, desespero de quem teve calculo renal aos 5 anos e ficou traumatizada por que as professoras sempre me acompanhavam para ir ao banheiro, fazer xixi é tarefa de outro mundo e sagrada pra mim! Enfim, 5 banheiros (dois normais, 3 com buraquinhos no chao), 3,5 litros de agua, 2 litros de suor, horas de sono, horas de incomodo, horas de calor, horas de dor nas costas depois, chegamos aos camelos que nos aguardavam para ir ao deserto! Wowwwwwwwwwwwwwwww! 
 
Puts, nao dei muita sorte na ida, meu camelo pulava ao inves de caminhar, pensei que ia chegar ao deserto sem algumas partes do meu corpo! Andavamos, andavamos, andavamos e nada de deserto, por alguns momentos tive a certeza de que o deserto era uma criacao humana e que nao existia na vida real, estava cansada, sendo machucada a cada passo do camelo, com sede, calor, sono, tudo! Mas pouco a pouco o que era terra seca com pedras foi dando lugar a uma areia fina e branquinha, meu desanimo foi desaparecendo e fui me enchendo de alegria pela experiencia que estava vivendo e pelo privilegio de ter mais esta oportunidade!  E finalmente depois de passar por terra, casebres, mulheres de burca, areia, dunas, chegamos ao acampamento onde passaríamos a noite!
 
Umas 15, 20 barracas, uma era o banheiro, nao faco ideia de como era por que nao a utilizei, somente usei as duchas, outra o comedor/sala de jantar, forrada de tapetes, peças de prata, almofadas e sofas coloridos, incrivel, incrivel, incrivel, e as outras os dormitorios! Tivemos um jantar maravilhoso, sopa de entrada, tagine com legumes de prato principal, melancia e melao de sobremesa e para encerrar um cha digestivo de menta delicioso! Tudo isso servido pela cordialidade e simpatia dos homens que vivem no deserto e cuja funcao é receber os turistas e fazer que suas noites no deserto sejam inesqueciveis! Apos o jantar, esses mesmos homens fazem uma fogueira e comecam a cantar, tocar e dancar musicas arabes enquanto a noite cai e as estrelas dominam o ceu! Nao, incrivel, nunca vi um ceu tao estrelado, tentei tirar fotos, mas no escuro impossivel, me detenho a dizer que o ceu é tao lindo no deserto que nao houve uma pessoa que dormiu dentro das barracas, todos, sem excecao, todos, sacamos as camas para fora e dormimos ao ar livre, vendo as estrelas!
 
Eu tava tao euforica e feliz que devo ter sido a ultima a dormir, contenta, olhando o ceu, pensando em nada, apenas agradecendo pelo privilegio de estar viva e poder fazer tantas coisas!  No final dormi, mas pouquinho, acordei umas 3 vezes com medo de bichos, hahaha, cheguei a despertar um amigo dizendo que havia um bicho em seus pes! As 6:30, 7 da manha passaram nos acordando para ver o nascer do Sol, que como o por, tem outro gostinho no deserto, tomamos cafe de manha, tentei tomar banho ao menos nas pernas, rosto e bracos e, bem, hora de montar nos camelos e voltar à realidade! Dormir no deserto é um sonho, mas como todo sonho tem hora pra acabar!
 
É isso! Amei e me emociono até agora só de lembrar!
 
Beijos, até sábado!
 
Pri Carmona

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário